Colabore com mapeamento

Casa dos Ventos

Rua Olinda Pires de Almeida, 3090 Dourados, MS

(67) 99602-6627

https://www.facebook.com/OLugarDourados/

A Rede Cultural e Ecológica Casa dos Ventos é um espaço de arte e eco educação integrada e colaborativa que busca contribuir para fortalecimento da rede sociocultural e ecológica do Mato Grosso do Sul, voltada para a formação e circulação de artistas, coletivos e comunidade em geral interessados em dialogar com a linguagem da arte e eco educação a partir de uma perspectiva integrada, sustentável e orgânica.

Criada em agosto/2012, a Casa surgi da necessidade de um espaço alternativo para criação, difusão e promoção das artes produzidas pelos seus pares, numa perspectiva ecológica/social, o espaço, visa através de suas ações contribuir para a disseminação de processos orgânicos e colaborativos em diversos eixos de ações eco-educativas e socioculturais.
A partir da ideia de se reduzir os impactos da formação educacional em massa, propomos caminhos que levem à reflexão de que o ser humano não é apenas objeto desse sistema vicioso do consumo, mas sujeitos da sua história que pode ser revista, a partir de uma perspectiva sustentável, reutilizando o que já foi descartado reciclando materiais, conceitos e ideologias que fomentam a consciência ambiental, social e cultural de nossa região. Neste sentido, o objetivo do espaço é propor o acesso a novas fontes de consumo consciente e à economia criativa, pautadas na urgente necessidade de refletir sobre os processos que constroem a sociedade atual.

Com uma proposta pioneira para o estado de Mato Grosso do Sul, a Casa dos Ventos, ao longo do tempo se tornou um espaço de artes integradas/colaborativa que busca através de suas práticas ser um laboratório experimental de ações coletivas e orgânicas. Oficinas são oferecidas à comunidade e nas práticas cotidianas são propostos debates e vivências sobre temas emergentes na sociedade, como: questões de gênero, étnico-raciais, ecológicas, novas tecnologias e produção cultural, enfim temas que possam estimular os artistas e comunidade em geral a serem mais atuantes e críticos em nosso meio. Para, além disso, através do intercambio cultural de arte educadores, artistas e permacultores, buscamos, também, fomentar a criação de núcleos auto-gestionados de formação e vivencia nas áreas de música, circo, teatro, contação de história, audiovisual e agricultura urbana.

Casa dos Ventos

outros locais

# Alda da Silva Nhandecy/Artesã
# Casa de reza Getúlio e Alda
# Floriza de Souza Nhandecy/Artesã/Parteira

Galeria


Vídeo


Comentários